JUVENTUDE, IMPULSIVIDADE E DIREÇÃO

JUVENTUDE, IMPULSIVIDADE E DIREÇÃO: A PERIGOSA ATRAÇÃO FATAL

As constantes notícias de tragédias e vias urbanas, envolvendo jovens motoristas e seus companheiros, tornaram-se uma incômoda e triste rotina no Trânsito Brasileiro e o recente depoimento do cantor sertanejo Leonardo, ao comentar em entrevista - o grave acidente que envolveu seu filho pedro dantas, chamou a atenção. "Sempre lhe recomendei que ao final de seus shoes pernoitasse na mesma localidade, não importando se fosse uma simples pousada ou um hotel cinco estrelas. Mas sabe como são esses meninos". Leonardo.

Não há dúvida que os jovens, em seu período de formação social e de afirmação de personalidade, têm o perfil alicerçado na impulsividade, no desafio ao perigo, no comprimento competitivo exacerbado, na ilusão de invulnerabilidade. Muitas vezes tal perfil, transportado para o volante de um carro - quanto mais potente o veículo mais sensação de poder e falsa perícia- e quando associado ao uso de bebida alcoólica, energéticos, excesso de velocidade, manobras arriscadas, sono, cansaço, formam uma perigosa mistura explosiva, muitas vezes fatal.

Coordenadora da área de Educação para o Trânsito

GM daisy