Guarda Civil Municipal de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

TRANSITAR E CONVIVER TUDO A VER

E-mail Imprimir PDF

TRANSITAR E CONVIVER, TUDO A VER

 

     Ao nos locmovermos, estabelecemos relações com outras pessoas conhecidas e também desconhecidas. Essas relações constituem a nossa experiência de vida. Constroem as nossas impressões sobre viver nos espaços públicos e privados. Organiza a nossa cultura e o modo como vemos as coisas.

     Transitar possibilita o encontro com o outro. No encontro com o outro elaboramos as regras de convivência que regulam a vida em coletividade. Aprendemos o respeito ao próximo, pois o próximo é diferente de nós; aprendemos a partilhar o espaço público, que é de todos; aprendemos regras de cidadania, que nos possibilita ser um habitante da " polis", da cidade do espaço.

     Transitar e conviver são fenômenos presentes na experiência de todos nós e que nos ajudam  na relação com os outros. A locomoção possibilita o encontro. No encontro, nós tornamos humanos aprendemos como as pessoas vivem e convivem. O encontro forma o cidadão, que constróí regras de convivência para que a vida em coletividade seja possível.

     Todos os dias, nas ruas, encontramos diferentes pessoas, nos comunicamos com elas, partilhamos os mesmos espaços públicos. Nem sempre estamos atentos para a qualidade dessas relações, muitas vezes somos indelicados e grosseiros com essas pessoas, pois estamos com pressa ou estressados. A recíproca também é verdadeira. Muitas vezes, transitamos tranquilos pelas ruas das cidades e, de repente, somos atacados por pessoas apressadas, raivosas ou intolerantes. Dessa forma, acontecem os principais problemas sociais e urbanos. A violência encontra prato cheio para se manifestar. As dificuldades de convivência no espaço público se agravam.

     A verdadeira educação de trânsito deve estar atenta para todas essas questões. Aprender a conviver no espaço público representa a única  possibilidade de construirmos uma nação póspera, justa e fraterna.

 

Por: GCM Daisy

 

 

Total de Visitas

529088